Alunos do Campus Porto Nacional visitam a Agrotins 2017

A feira é realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas entre os dias 09 e 13 de maio.

As turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os técnicos subsequentes realizaram, nos turnos matutino e vespertino desta semana, uma visita técnica à edição 2017 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Acompanhados de alguns professores do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), eles percorreram o Centro Agrotecnológico, onde foram instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, auditório, entre outras estruturas.

De acordo com o site da organização do evento, estão, entre as principais atividades desenvolvidas na feira, mostras e comercialização de máquinas, animais e serviços agropecuários; cursos, clínicas tecnológicas, palestras e dinâmicas de máquinas; reuniões setoriais de entidades e instituições ligadas ao setor produtivo; divulgação dos programas e ações governamentais; e julgamento de animais, torneio leiteiro e provas equestres.

pesca agrotins

O aluno Elioenai Silva faz o 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Para ele, a visita é importante para que a turma conheça mais sobre a relação entre as áreas da Informática e da Agricultura. Essa é a segunda vez que Elioenai participa da Agrotins. “Essa edição está mais organizada, com atividades diversificadas e os expositores mais interativos”, comparou.

Bruna Yasmin Santos também está no 3º ano, mas cursa Administração. Acredita que as visitas técnicas são um diferencial porque quebram a rotina do dia-a-dia no campus. Sua colega de turma, Geysa Lima, considerou proveitoso o passeio. Ressaltou a conversa que teve com um indígena da etnia Xerente, do município de Tocantínia (TO), sobre formação profissional e mercado de trabalho no agronegócio. Recebeu conselhos dele, como o de aproveitar a juventude para buscar aprimoramento em cursos de idiomas e intercâmbio para outros países.

De acordo com esses depoimentos, é possível perceber que o objetivo da atividade foi alcançado. O coordenador do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio, Jânio Carlos, explica que a visita técnica à Agrotins acontece desde 2011 e visa proporcionar o contato dos alunos com as tecnologias sustentáveis, promover intercâmbios acadêmicos com outras instituições, além de explorar o aprendizado fora da sala de aula nas interações com os expositores da feira.

Mais informações sobre a Agrotins 2017, acesse www.agrotins.to.gov.br .